Sinopse     

Este espectáculo surge de um sonho antigo. Tão longínquo quanto o tempo em que João se encontraram num Chapitô enquanto professor e aluno e no entanto já como almas e artistas. Jalâl Rûmi a quem pedimos o título da peça emprestado que é homónimo de um dos seus livros diz-nos que a palavra incita-nos na procura não que a coisa procurada seja obtida pela palavra pois se assim fosse não teríamos necessidade de nos esforçarmos tanto e repetida- mente. Bastava falar e as coisas todas se acertavam e compunham como se entrássemos no Paraíso. A palavra é como uma coisa que se agita ao longe como uma miragem ou uma bandeira que nos chama além no deserto. Corremos por isso atrás das palavras. Fazemos escorrer palavras de dentro de nós. Fazemos as palavras correr à nossa frente. Corremos atrás da palavras para ver o que se agita lá longe. Mas não é por causa do movimento das palavras que vês melhor o que te rodeia e o fundo interior de onde eles emanam.
A palavra incita-te fustiga-te a procurar o seu significado e aquilo que na verdade a provocou. Mas ao mesmo tempo que o faz que procura revelar a palavra tapa as coisas de onde vem. A palavra é uma capa que cobre é uma forma de ocultar a força o estímulo a energia as ideias o coração. A palavra é um oculto.

As palavras veiculam uma ideia mas o mundo interior é muito mais profundo. Como se a palavra fosse aponta de um iceberg e o resto submerso fosse o que se realmente quer dizer pensar ou sentir ou ver. Ou então como se a palavra fosse uma gota que sai de um funil ou como se fosse o resto do que se é. O destilar do pensar o ser. Por isso temos de falar duas línguas duas palavras. Uma linguagem que contenha dois lados. Temos de expressar-nos através de linguagens complementares onde o movimento é um modo de expressão e o outro é a palavra. Falar com o movimento e falar com o poema. Fazer uma proeza com as palavras como quem dança ou sobe a um mastro. Qual é a proeza da palavra Qual é a proeza de subir ao mastro da palavra

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

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CRÉDITOS

jgm – joão garcia miguel
Rua Carlos Mardel 113 R/C Dto – 1900-121 Lisboa, Portugal
tlm: +351 933 327 229
georgina@joaogarciamiguel.comjoaogarciamiguel.com

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA​

Autores da ideia: João Garcia Miguel e João Paulo Santos
Textos a partir de Lenda de Destruição de Kash retirada de Primitive Mythology de Joseph Campbell e um excerto da Divina Comédia de Dante
Direcção: João Garcia Miguel
Co Criação: Cia. João Garcia Miguel e Cia O Último Momento
Interpretação: João Paulo Santos
Voz: Miguel Borges
Música: Tiago Cerqueira
Figurinos: Ana Luena
Desenho de Luz: Luís Bombico
Imagem gráfica: João Catarino
Produção executiva: Raquel Matos
Assistência: Rita Costa
Construção do Estrado: HVCROM
Apoio adereços: Rita Prata
Direcção som: Manuel Chambel
Gestão de projectos: Tiago da Câmara Pereira

co-Produção

Teatro Cine de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras, A Oficina, Centro Cultural Vila Flor, Centro Cultural de Ílhavo, Teatro Eduardo Brazão, Teatro Ibérico, Vila de Bombarral, Câmara Municipal de Lisboa, IEFP e Junta de Freguesia do Beato

Financiamento

A Companhia João Garcia Miguel tem o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção Geral das Artes

APOIOS

AUDEX | Rui Viola Produções