Sinopse     

Este espetáculo tem como base o livro Diário de um migrante, com texto de Maria Inês Almeida, ilustrações de Ana Sofia Gonçalves e edição da Dinalivro. Destina-se a um público geral, a partir dos 6 anos, com apresentações também para escolas, como modo de sensibilização para o tema dos migrantes e refugiados. O espetáculo conta a história de um pássaro que tem de abandonar o seu país e recomeçar a vida num novo lugar. Um pássaro que enfrenta os desafios e dificuldades de um novo começo – fazer novos amigos, encontrar um trabalho, ultrapassar as saudades do que deixa para trás – mas que todos os dias se reinventa e transforma as coisas por onde passa. Por exemplo, de um copo faz uma casa, da sua mala faz um baloiço. É uma história que deixa uma mensagem de esperança para todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar e que realça a importância de como um gesto pode ser determinante para quem procura um novo lugar no mundo. A ideia do espetáculo é ser tão poético como o livro. Com poucas palavras e imagens que falem por si. O cenário é construído e transformado pelo ator à medida que a peça avança, numa espécie de work in progress, introduzindo malas, portas, caixas de correio, sinais de trânsito e diversos objetos que ajudam a contar a história e em que o conteúdo de cada dia vai acontecendo em palco. Ora com a representação do ator, ora em formato de teatro de sombras, de teatro de objetos, de marionetas e de projeções. A música e o som são criados ao vivo pelo violinista Gil Dionísio.
Este processo representa a oportunidade da personagem recriar o seu espaço, o seu sonho, associado à esperança de uma nova vida. O espetáculo termina com o cenário representando a sua nova casa/ cidade, composta pelos objetos transformados, formando uma espécie de manta de retalhos, associando-se à técnica de colagem do livro.
A maioria dos materiais da cenografia provêm do
re-aproveitamento de objetos deixados no lixo, de modo a corresponder à questão de transformação e reinvenção presente no livro.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Play Video

CRÉDITOS

jgm – joão garcia miguel
Rua Carlos Mardel 113 R/C Dto – 1900-121 Lisboa, Portugal
tlm: +351 933 327 229
georgina@joaogarciamiguel.comjoaogarciamiguel.com

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA​

Texto Original: Maria Inês Almeida
Encenação: Rita Costa e João Garcia Miguel
Cenografia e Caracterização: Ana Sofia Gonçalves
Ator: João Paulo Reis
Música: Ricardo Martins
Direção técnica: Roger Madureira
Voz gravada: David Pereira Bastos
Produção e Vendas: Georgina Pires
Assessoria de Imprensa: Alcina Monteiro
Comunicação: Joana Rosa
Fotografia: Foto de Sonho

co-Produção

Cia JGM e Teatro Ibérico

Financiamento

A Companhia João Garcia Miguel tem o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção Geral das Artes

APOIOS

AUDEX, Casa Pia de Lisboa, DGArtes, Governo de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Beato e IEFP.